“What if” uma série transmitida na Netflix Portugal, traz-nos uma (irreconhecível fisicamente) Renée Zellweger num excelente thriller sobre o efeito que uma (má) decisão pode ter na vida da pessoa e nas que a rodeiam.

Renée é Anne Montgomery uma milionária sem escrúpulos que faz o que for preciso para obter o que quer.


Numa noite numa das suas famosas festas, ela conhece Lisa, uma presidente de uma pequena “start up” na área da genética com um grande projecto em mãos mas que precisa desesperadamente de financiamento não só para continuar o seu trabalho mas também para pagar as despesas com o pessoal, entre outras.

Anne vê aqui uma oportunidade de se aproveitar da necessidade e faz uma proposta: Dá-lhe 80 milhões (mais que suficiente) para que a pequena empresa consiga atingir o seu objectivo de ajudar muita gente que precisa de cuidados médicos. O “senão”… Quer passar uma noite com Sean, o marido de Lisa (que já tinha conhecido previamente), um jovem ex-jogador de baseball que viu a sua carreira destruída quando ainda estava em ascensão e que agora tem vários empregos para ganhar algum dinheiro.

Se encontram aqui alguma semelhança com o filme dos anos 90 “Proposta indecente”, não é coincidência, pois os personagens “brincam” um bocado com isso num pequeno diálogo.

Perplexos com esta exigência, ambos saem porta fora, mas com um aviso: Têm 24 horas para decidir.Após alguma reflexão  e ao se aperceberem que sem aquele dinheiro todo o projecto da pequena empresa pode ser destruído, tomam a difícil decisão de aceitar e vão ter com Anne para comunicarem a sua decisão.

Ao encontrarem-se com a poderosa milionária, esta apresenta-lhes um contrato com várias cláusulas, onde está a mais importante de todas: O marido de Lisa não pode revelar a ninguém o que se irá passar nessa noite (nem mesmo à sua mulher) sob a pena de ficarem sem o dinheiro… e a sua pequena empresa. Anne ficará com tudo.

Ambos assinam o documento e a partir daí inicia-se uma história cheia de suspense, com bom ritmo, que nos leva a questionar o que se terá passado entre os dois nessa noite, o que é que Anne pretende (realmente) e se Lisa irá conseguir o que quer?

Muitas perguntas além destas, serão respondidas. Não faltarão reviravoltas interessantes na história que certamente agarrarão o vosso interesse.Não adianto mais para prevenir “spoilers”, mas vale a pena verem os dez episódios.

RMS