Calma, sei que ainda estamos com tempo de Verão, mas a verdade é que a época de Outono aproxima-se a passos largos e quando dermos conta já as folhas estão a cair das árvores.
Nesse sentido, trago hoje duas sugestões cinematográficas, uma clássica e que outra que ainda não estreou. Comecemos pela mais antiga, então.
Com o Outono já se sabe que chega também o início de mais um ano lectivo que é precisamente a temática da minha primeira sugestão, o clássico “O clube dos poetas mortos” de 1989.
 

Recheado com um grande naipe de actores, a começar pelo gigante Robin Williams numa fantástica interpretação como o professor John Keating que vai leccionar uma turma onde podemos encontrar Robert Sean Leonard talvez mais conhecido pela sua participação na série “Dr House”, Ethan Hawke conhecido pelo filme “Dia de treino” por exemplo e Josh Charles, conhecido pelo seu papel do advogado “Will Gardner” na série “The Good wife”, entre outros actores.
Robin Williams aqui interpreta um professor de inglês numa escola clássica nos anos 50 com regras muito rígidas. O “Professor Keating” encoraja os alunos a pensarem “fora da caixa”, a serem originais ao mesmo tempo que lhes dá a a conhecer “O clube dos poetas mortos” que irá mudar para sempre a vida dos alunos e a maneira como estão habituados a ver o mundo. Como seria de esperar, o desafiar de regras históricas nesta escola não irá cair bem entre algumas pessoas com um pensamento mais clássico nomeadamente o director que tudo fará para que as coisas voltem ao normal e tradicional.
Este brilhante drama ganhou vários Óscares em 1990, para melhor argumento, melhor filme, melhor direcção e é claro, melhor actor principal para Robin Williams que festejou efusivamente. A não perder por quem gosta de bom cinema.
Avancemos agora para 2018, quando estreará aquele que será o último filme de outro “gigante de Hollywood”, o Sr Robert Redford.

                                     

Intitulado “The old man & the gun”, este filme que só poderemos ver dia 8 de Novembro em Portugal é baseado na história verídica de Forrest Tucker um criminoso de 70 anos que conseguiu fugir da conhecida prisão de “San Quentin” e que executou uma série de golpes evitando as autoridades. De momento encontra-se nomeado para dois prémios, no festival de cinema de Londres e de Toronto. Segundo Robert Redford será a sua despedida do grande écran, o que por si só já dá um bom motivo para ver esta película. Conta também com a participação de Sissy Spacek, Cassey Affleck e Danny Glover, entre outros.
Espero que apreciem as minhas sugestões. Bom cinema.
RMS