O etherlive71 lançou-lhe o desafio. 

E ela não disse que não. 

Patricia Costa escreve sobre o desporto para todo ano, com as suas devidas variáveis e com um pequeno conselho final. Afinal, mais um tema que preenche cada vez mais os dias dos nossos dias…aqui ficam as palavras da Patricia…Força aí!

Aceitando um convite maravilhoso que me foi feito, aqui estou eu, para falar de Atividade Física, falando de um estilo de vida mais saudável e para expressar a minha própria opinião e vivência de quem lida todos os dias com algumas realidades deste mundo.

O meu nome é Patrícia Alexandra Costa e nasci em Luanda no ano de 1974. Licenciei-me em Gestão de Empresas, exerci durante 11 anos a profissão de Delegada de Informação Médica, mas o gosto pelo desporto esteve sempre presente e falou mais alto. Fiz diversas formações na área, nomeadamente de Técnica de Exercício Físico (TEF), de Personal Trainer e de Nutrição e Suplementação Desportiva. Actualmente não imagino a minha vida sem o desporto e adoro dar aulas de grupo, onde o desafio de motivar as pessoas e as fazer sentir realmente bem se torna um vício diário. Também lido com outra realidade, a da parte comercial de um ginásio, onde os desafios de marketing promocional, de angariação e de retenção de clientes me fazem perceber as tendências do mundo do fitness.

Obrigada Carlos Almeida, obrigada Ethernos dias, pela oportunidade…

Actualmente, e cada vez mais, as pessoas preocupam-se com o corpo durante todo o ano. Claro que ainda há quem o faça apenas nos meses que antecedem o Verão, ou mesmo quando este se inicia, com o objectivo de estar em forma para as férias. Ou aqueles que o fazem no inicio de cada ano, para cumprirem aquela resolução de Ano Novo que fizeram quando comeram as 12 passas na noite da passagem de ano. Mas estas são realidades cada vez menos usuais, pois o culto do corpo e a saúde física e mental faz com que as pessoas treinem com regularidade.

Agora o que acontece, nas actividades desportivas de exterior (corridas, caminhadas, bicicletas) e mesmo nos clientes do ginásio de todo o ano, é que quando o Verão se aproxima e o calor começa a manifestar-se, querem resultados mais visíveis e mais rápidos. E a grande verdade, é que nas pessoas que treinam com regularidade isto é possível de se conseguir. Aumenta-se um pouco a intensidade e a variabilidade dos treinos e os resultados surgem mais rapidamente.

Apesar de estarem muito na moda, as corridas e as caminhadas ao ar livre (o que eu acho muito bom e muito favorável, porque o importante é ter e fazer uma actividade física, seja ela qual for) muita gente já não vive sem o Ginásio, já não vive sem aquele ambiente de treino em que todos procuram um estilo de vida mais saudável num ambiente familiar, de amizade e confortável e com cada vez mais variedade de serviços à disposição.

A grande vantagem que salta desde logo à vista, dos ginásios em relação às actividades de exterior, é que aqui o exercício pode ser praticado confortavelmente durante todo o ano, sem interferência directa do clima, por exemplo. Não há desculpas, ou não deveria haver desculpas, como o “hoje não treino porque chove”, “esta semana não posso ir porque está muito frio”, etc., etc., etc.

Um conselho pessoal que deixo desde já, para quem ainda procura o “Corpo Fitness” apenas para o mostrar no Verão e nas férias é que mude de atitude. Os resultados são mais benéficos para o corpo em geral se lhes proporcionarem um estilo de vida mais saudável durante os 365 dias do ano.

Assim, se ainda não faz exercício… FAÇA! Se ainda não mudou de pensamento e de atitude… MUDE! Se ainda não acredita que fazer exercício é a escolha mais acertada… ACREDITE!

Há coisas simples que podem mudar uma vida, há mudanças que estão ali, à distância de um primeiro passo, que poderão ser a grande diferença entre o ter saúde e não ter, entre o viver com qualidade de vida e o apenas viver, entre ter o corpo que tem e o que tanto ambiciona e deseja ter!

Antes de terminar deixo três dicas de ouro, deixo a trilogia perfeita que fazem a diferença entre o se ter uma vida mais saudável, com resultados visíveis para o corpo, ou não se ter…

– Praticar exercício físico com regularidade;

– Comer de forma variada e equilibrada;

– Descansar devidamente.

São dicas muito preciosas que podem dar muito “pano para mangas”. Quem sabe um dia poderei falar um pouco de cada uma delas, aqui. (risos)

Espero ter mostrado um pouco da realidade do que se vive actualmente, do que graças a Deus já está a mudar, para melhor, na mentalidade das pessoas em geral.

A todos, um grande obrigada…

… Saudações desportivas!